sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um pedido aos leitores - sobre as devidas referências

Estimados,
Sei - pois vejo-leio - que muitos de vocês copiam textos daqui para postar em seus blogs. Acho ótimo, eu coloco aqui os livros que mais aprecio, e disseminar a literatura é meu maior intento. Eu não me importo mesmo que o façam, nem quando os escritos são meus - eles são registrados e estão seguros.
No entanto, muitas vezes eu me deparo com trechos de livros - e vezenquando o que escrevo - pela internet, sem a devida citação. Não peço que coloquem o link do meu blog - faz isso quem desejar - mas, POR FAVOR, citem os nomes dos livros e de seus autores. Não é preciso página, obra e editora como costumo fazer, mas pelo menos colocar o nome completo de quem os escreveu. Mesmo que tenham usado uma simples frase. Nem vou ficar estendendo-me aqui sobre a questão dos direitos autorais, que todos conhecem. Acho que, além de ser da ordem da educação, é um cuidado com o escritor, que tanta energia dedicou ao projeto. Quantas noites insones, quanto tempo que não esteve junto aos seus, para poder escrever um livro. Apropriar-se das palavras da pessoa, para mim, é muito-muito-muito chato, mesmo que ela nunca saiba disso. Estando este escritor na rua ao lado, ou na China, vivo ou morto, todos merecem o mesmo respeito.
Bom final de semana para todos.
Com o afeto de sempre,
Vanessa

P.S.: aproveitando este momento pessoal, agradeço a todas as manifestações carinhosas no que tange aquela questão chatíssima do fake. Prometo que o "Vem cá Luísa" existirá enquanto eu ler e escrever. Ou seja, só enquanto eu respirar :)

12 comentários:

  1. é isso aí Vanessa..
    respeito é educação!
    beijos..

    ResponderExcluir
  2. menina, estive em um blog e vi por lá varios poemas meus assinados pelos donos do blog. Um casal...
    É uma falta de respeito, uma declaração de incompetencia.
    Fiquei irada, mas fazer o que?
    As pessoas não respeitam mais nada e nem ninguem.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Estou te seguindo pela estrada de letrinhas...

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso, eu posto trechos de algum texto que encontro aqui, mas, SEMPRE, com o link do teu blog, lá no meu twitter, JURO e comprovo. É só olhar @unicaeexclusiva. Mas, acho justo oq disse, colocar sempre o nome do autor. Todos vcs escritores merecem todo respeito do mundo. Se eu estiver fazendo ou fiz algo errado, é só me comunicar. Ok?

    ResponderExcluir
  5. Ahhh é uma coisa absurda as pessoas usarem as citações dos outros e não creditarem. É roubo! Não custa nada dizer quem é o autor ou colocar o link de onde tirou a citação, é honesto e muiiiiiito justo!

    Apoiando vc Vanessa!

    ResponderExcluir
  6. Ah, esse P.S. foi uma das melhores coisas que eu poderia ler de você hoje, Vanessa.

    Quanto ao post, subscrevo-o enfaticamente. E torço para que seus leitores - quiça seus 1647 seguidores, no momento - atendam ao seu pedido, pelo bem da difusão da cultura; todos ganhamos com isso.

    P.S.: Sim, sempre que postar no "Manchete", avisarei no meu blog!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Perfeito!
    Como ainda sou menino, não consigo entender o motivo de algumas pessoas necessitarem apropriar-se do que pertence aos outros. Mas...
    Minha ilustração já está no blog da Construtora de Palavras. Se quiser me conhecer, passa lá.
    Bjinho :)

    ResponderExcluir
  8. Precisa de comentário?
    Disse tudo.
    Amém!

    Beijos tia, fique. Sempre.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa,

    Uma observação muito oportuna!


    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você!
    Acho também de extrema importância dar a devida autoria aos trechos/textos...
    Só Deus sabe o quanto custou a pessoa escrever algo que nos tocou e que por isso optamos por compartilhar.

    Um beijo =*

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com você...acho que por respeito a inspiração e a transpiração do autor, temos o dever de menciona-lo. Quem não faz isso não ama a literatura.

    Estive ausente por alguns dias, por causa do trabalho, mas aproveitei esse final de tarde de sábado quente, para visitar os amigos, e óbvio que não poderia deixar de passar aqui.

    Beijos no coração.

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now