Estimados,
Sei - pois vejo-leio - que muitos de vocês copiam textos daqui para postar em seus blogs. Acho ótimo, eu coloco aqui os livros que mais aprecio, e disseminar a literatura é meu maior intento. Eu não me importo mesmo que o façam, nem quando os escritos são meus - eles são registrados e estão seguros.
No entanto, muitas vezes eu me deparo com trechos de livros - e vezenquando o que escrevo - pela internet, sem a devida citação. Não peço que coloquem o link do meu blog - faz isso quem desejar - mas, POR FAVOR, citem os nomes dos livros e de seus autores. Não é preciso página, obra e editora como costumo fazer, mas pelo menos colocar o nome completo de quem os escreveu. Mesmo que tenham usado uma simples frase. Nem vou ficar estendendo-me aqui sobre a questão dos direitos autorais, que todos conhecem. Acho que, além de ser da ordem da educação, é um cuidado com o escritor, que tanta energia dedicou ao projeto. Quantas noites insones, quanto tempo que não esteve junto aos seus, para poder escrever um livro. Apropriar-se das palavras da pessoa, para mim, é muito-muito-muito chato, mesmo que ela nunca saiba disso. Estando este escritor na rua ao lado, ou na China, vivo ou morto, todos merecem o mesmo respeito.
Bom final de semana para todos.
Com o afeto de sempre,
Vanessa
P.S.: aproveitando este momento pessoal, agradeço a todas as manifestações carinhosas no que tange aquela questão chatíssima do fake. Prometo que o "Vem cá Luísa" existirá enquanto eu ler e escrever. Ou seja, só enquanto eu respirar :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
é isso aí Vanessa..
ResponderExcluirrespeito é educação!
beijos..
menina, estive em um blog e vi por lá varios poemas meus assinados pelos donos do blog. Um casal...
ResponderExcluirÉ uma falta de respeito, uma declaração de incompetencia.
Fiquei irada, mas fazer o que?
As pessoas não respeitam mais nada e nem ninguem.
Bjos achocolatados
Estou te seguindo pela estrada de letrinhas...
ResponderExcluirEu confesso, eu posto trechos de algum texto que encontro aqui, mas, SEMPRE, com o link do teu blog, lá no meu twitter, JURO e comprovo. É só olhar @unicaeexclusiva. Mas, acho justo oq disse, colocar sempre o nome do autor. Todos vcs escritores merecem todo respeito do mundo. Se eu estiver fazendo ou fiz algo errado, é só me comunicar. Ok?
ResponderExcluirAhhh é uma coisa absurda as pessoas usarem as citações dos outros e não creditarem. É roubo! Não custa nada dizer quem é o autor ou colocar o link de onde tirou a citação, é honesto e muiiiiiito justo!
ResponderExcluirApoiando vc Vanessa!
Ah, esse P.S. foi uma das melhores coisas que eu poderia ler de você hoje, Vanessa.
ResponderExcluirQuanto ao post, subscrevo-o enfaticamente. E torço para que seus leitores - quiça seus 1647 seguidores, no momento - atendam ao seu pedido, pelo bem da difusão da cultura; todos ganhamos com isso.
P.S.: Sim, sempre que postar no "Manchete", avisarei no meu blog!
:)
Perfeito!
ResponderExcluirComo ainda sou menino, não consigo entender o motivo de algumas pessoas necessitarem apropriar-se do que pertence aos outros. Mas...
Minha ilustração já está no blog da Construtora de Palavras. Se quiser me conhecer, passa lá.
Bjinho :)
Precisa de comentário?
ResponderExcluirDisse tudo.
Amém!
Beijos tia, fique. Sempre.
Vanessa,
ResponderExcluirUma observação muito oportuna!
Beijos,
AL
Concordo com você!
ResponderExcluirAcho também de extrema importância dar a devida autoria aos trechos/textos...
Só Deus sabe o quanto custou a pessoa escrever algo que nos tocou e que por isso optamos por compartilhar.
Um beijo =*
Onde eu assino?
ResponderExcluirConcordo plenamente com você...acho que por respeito a inspiração e a transpiração do autor, temos o dever de menciona-lo. Quem não faz isso não ama a literatura.
ResponderExcluirEstive ausente por alguns dias, por causa do trabalho, mas aproveitei esse final de tarde de sábado quente, para visitar os amigos, e óbvio que não poderia deixar de passar aqui.
Beijos no coração.
http://sabordaletra.blogspot.com/