domingo, 9 de janeiro de 2011

Sobre a verificação de letras nos comentários


Há tempos, comentei aqui que não gosto de entrar em blogs que me invadem com músicas, quando estou eu ouvindo outras músicas, as minhas. Sei que alguns devem ter prazer em dividir suas trilhas sonoras pessoais (a gente sente prazer em compartilhar o que gosta, normalmente). No entanto, com uma grande diversidade de preferências e ritmos, em meio a tantos leitores que os blogs recebem diariamente, não raro o que é sinfonia para uns, pode ser poluição sonora para outros. Altamente irritante. Em alguns post´s aqui no "Vem cá Luísa..." eu coloco o link da música no Youtube, cabe ao leitor clicar e ouvir, se assim desejar. Deixar o benefício da escolha, penso eu, é um respeito ao espaço do outro.

Tenho pensado em outra coisa que acho chatíssima no blogosfera: verificação de letras em comentários.
Eu tento sempre poupar meus leitores das chatices - que já são um mar de coisas nessa vida. A verificação de letras faz a gente perder segundos preciosos, quando há tantos blogs lindos-de-viver a serem lidos.

Sei que alguns podem dizer: "Ah, mas e os spams? E as mensagens coletivas? E os comentários que não dizem o menor respeito ao post?".
São de péssimo tom enviar, e eu sempre espero não recebê-los.
No entanto, se eu os recebo vezenquando, prefiro eu ter o trabalho de deletá-los - ou não, que permaneçam - do que fazer meus caríssimos leitores decifrarem letrinhas embaralhadas cada vez que comentam em cada post - e quem passa aqui todos os dias, sabe que eu atualizo o blog mais de uma vez ao dia.

A leitura dos blogs deve ser deleite, não tortura aos olhos, nem aos ouvidos ;)

Com o afeto de sempre,
Vanessa

P.S.: para tirar a ferramenta de tortura chamada "confirmação de palavras nos comentários", faça o seguinte (a 'tia' aqui criou um passo-a-passo):
1) Vá em configurações.
2) Vá em comentários.
3) Vá em "Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?"
4) Clique em: NÃO.
5) Clique em salvar configurações.
Pronto!
A "Vá" agradece, rs.

20 comentários:

  1. Oi,Vanessa!Tu tá coberta de razão também odeio aquele verificador de comentários é um porre.
    E as músicas também são chatas as vezes..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, as letrinhas para decifrar é um saco, acho que quanto mais simples for a coisa melhor.

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, um pequeno texto pode ser aproveitado dessas letrinhas. Eu nem ligo, acho até uma comédia hehe. está no meu Blog no início de dezembro passado:
    " “Al-Suavited, a equipe tunisiana de vôlei, da cidade de Sfax, faz sua estreia no mundial de clubes, o campeão africano. Vamos à formação inicial: número 12, o grandalhão Oande; o 7, Reternud, atacante de ponta; o outro ponta, 6 Pangst, o polonês; o oposto Subed, com a número 11; Brolium, com a 16, outro gigante e o levantador Ebils, com 2; aí o líbero, Bumshe, com a 15. O técnico Hobions.”

    Sabe quando temos que digitar algumas letras para validar nossos comentários em alguns blogs? Então, todos os nomes em destaque foram colhidos desses aplicativos. Pode-se inventar bastante coisa com eles."

    ResponderExcluir
  4. Luuuuuuuuuuuucy, hahaha, melhor foto pro seu texto.

    ResponderExcluir
  5. As letrinhas são chatas de verdade, mas nada pior do que as músicas atrapalhando oque ja estamos ouvindo....

    ResponderExcluir
  6. Fui até conferir o meu, rs...
    Free!

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  7. Vanessa, vi seu rostinho balançando lá comigo e vim conhecer seu espaço. Li o post mais recente, mas preferi comentar nesse porque realmente me incomoda.
    Além das fatídicas letrinhas, vc tocou em um ponto que considero muito importante.
    Eu não consigo ficar sem música. Então, sempre que estou no computador, estou ouvindo minhas músicas prediletas.
    Aí, vc entra em um blog que tem música automática.
    Eu entendo que é o gosto da pessoa e tal, mas gente, trava o computador, atrapalha a música que estou ouvindo...é chato.
    Não tenho o direito de pedir para a pessoa tirar a música do blog. Afinal, é dela.
    Algumas poucas vezes entrei em blogs que estavam com música, mas era uma ocasião especial, tipo ano novo, ou aniversário do blog, e foi muito legal sentir o clima daquele espaço.
    Mas sempre?... penso que não é a melhor opção.
    Nossa, falei demais né?..rs
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  8. É por isso que eu te dedico, Neve. Concordo plenamente. Só n entendo uma coisa, porque raras pessoas comentam no meu blog, uma vez q ele n tem restriçao nenhuma para comentários nem sequer a segurança de eu ler antes de publicar? e olha que tenho uma média de 100 leitores dia, o que nao é nada mal para o conteúdo do meu blog atualizado semanalmente. Sao uns ingratos. Eu deveria fechar o Esconderijo para amigos. Bem, desabafei. Ninguem melhor para fazer isso do q vc, uma psicanalista. Deve ser esse o segredo do seu seu sucesso, um deles pelo menos. Além de seu blog ser um tesao... ... ...

    Um beijo do observador.

    ResponderExcluir
  9. e o pior é que para alguém carente de visão como eu, as tais letrinhas são um enigma,


    beijo

    ResponderExcluir
  10. Apoidíssima, Vanessa! Não às chatices que complicam a nossa vida!

    ResponderExcluir
  11. Putz... vou me abster de comentar, senão escreverei um livro, tamanhas as queixas que tenho com esses blogs.

    ResponderExcluir
  12. SUPER me identifiquei! Detesto preencher letrinhas, as vezes deixo de comentar por isso, detesto blog q tem musiquinha, atapalha a leitura.E digo mias me desestimula profundamente blog de layout carnavalizado, muita informação na retina cansa! Ah,e adorei a foto do post!

    Bjos, sigo-te também!

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa!!Bom Dia!

    Concordo plenamente!!Tirei a verificação estes dias!Pensei que ia ser difícil,mas era tão fácil!!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Poxa meu blog tem esse negocio de verificação e eu acho um saco, porém não sei como tirar. Vou pesquisar. Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  15. estou quase como tu, vanessa. para mim, os blogues, a escrita, a literatura, em sentido genérico, a boa música... são puro deleite, razão pela qual dedico pouquíssimo tempo e atenção à exploração técnica das ferramentas que gerem os blogues. está explicado por que o viagens de luz e sombra tinha a verificação de palavras activado - que estava pré-definida e que eu, obviamente, dispenso. tinha - o tempo verbal é intencional :)
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Aplausos Vanessa!!!

    Tirou o desabafo da minha boca, eu não saberia fazê-lo com tamanha elegância.

    Acrescentaria ainda um adendo: aqueles selinhos espalhados e poluidores do ambiente com brilhos então, aiaiai, carregam demais!! O pouco é muito nesse caso.

    ;-)

    ResponderExcluir
  17. Fantástico Vanessa, eu não diria melhor... Concordo com tudo e o deleite que certos blogs nos provocam (como o teu) não devem permitir musicas poluidoras ou não, devemos ser nós a escolhê-las, porque felizmente somos todos diferentes e é na diversidade que reside a evolução e essa verificação de palavras consegue enervar e muito, especialmente se não digitarmos corretamente à primeira essas letrinhas saltitantes.
    Bjs

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now