domingo, 3 de julho de 2011

Noel Rosa e a cerveja medicinal


Noel Rosa era um verdadeiro boêmio. Boa parte de suas mais de duzentas composições foram de fato vividas. E bebidas. Desde os 18 anos de idade Noel dormia durante o dia e saia, no começo da noite, para trabalhar nos botecos. Seu expediente ia até às seis da manhã no escritório de seu Vicente (português amante de samba) onde atendia o telefone, recebia amigos e parceiros e produzia suas melodias.

De saúde instável, Noel, tuberculoso, esperava a febre baixar e voltava ao botequim para se encher de cerveja gelada (a predileta chamava-se Cascatinha) e fumar um cigarro após o outro.
De acordo com seu médico, dr. Edgar, quando Rosa foi interpelado por um amigo, horrorizado ao vê-lo doente e bebendo cerveja, o compositor respondeu:

“- A cerveja gelada não me pode fazer mal, nem trazer minha tosse e minha febre de volta. Muito pelo contrário. O gelo, como sei que você também sabe, paralisa os micróbios. Congelados, os bichinhos sossegam. Como você vê, cerveja gelada é um santo remédio.
E a outro amigo mais insistente, preocupado com sua saúde, que não engoliu essa sua teoria:
- Está certo você. Garçom, me traz outra cerveja, mas quente!” (p. 76)

Já quase no final da vida, muito doente, Noel foi flagrado bebendo cerveja com doses de conhaque. Como nunca foi bom de garfo, explicou que estava se alimentando, já que a cerveja contém lúpulo e cevada, ingredientes calóricos que equivaliam a uma refeição. Quando questionado o motivo de misturar conhaque, ele devolveu que não se devia beber de estômago vazio. Uma vida tão desregrada que não durou muito, Noel morreu as 26 anos.

Texto: Vanessa Souza Moraes
Fonte: Ulisses Tavares in: “Hic!stórias! Os maiores porres da humanidade”(Ed. Panda Books, 2009)

4 comentários:

  1. Olha o Noel! :D
    Ótima semana mocinha!

    ResponderExcluir
  2. Imagina só se ele vivesse mais do que isso...

    ResponderExcluir
  3. Menina!!!
    Que doçura era este NOEL! Eternizou-se nas suas canções...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. viver depressa, saúde sem pedra filosofal e morrer bem cedo, deixando grande uma assinatura.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now