terça-feira, 11 de maio de 2010

Entranhas filosóficas


OBS: ao longo das últimas semanas, escrevi uma série de textos para um dos lugares onde escrevo. Vou postá-los essa semana.

Recentemente, quando Madonna veio ao Brasil, passei os olhos em uma matéria no jornal O Globo a respeito de seus hábitos alimentares no Rio de Janeiro. Onde comeu, como comeu, o que comeu. Considero Madonna um grande ícone pop, mas, honestamente, não me importo se ela comeu sushi ou pequi.

No entanto, em 2009 recebi a indicação de um livro que muito me interessou. Foi uma leitura voraz: O ventre dos filósofos – Crítica da razão dietética, do filósofo francês Michel Onfray (Editora Rocco, 1990). O autor é uma persona muito interessante, ele considera que não há filosofia sem psicanálise ou sociologia. Para Onfray, um filósofo pensa em termos de conhecimentos como ferramentas à sua disposição, caso contrário, ele pensa fora da realidade.

Articulando a ligação entre os filósofos e seus hábitos alimentares, Michel produz uma obra brilhante, com todos os detalhes do que se alimentavam, e qual era a relação que tinham com os alimentos, os grandes filósofos. Segundo o autor, a resistência à gastronomia nos informa sobre o gênero, a obra e o homem.

A partir da próxima edição do Informativo Malagueta, os leitores estão convidados a olhar as entranhas de Diógenes, Rousseau, Kant, Fourier, Nietzsche, Marinetti e Sartre. Descobrindo o que tão ilustres cavalheiros degustavam, podem surgir hipóteses das possíveis influências destes hábitos em seus escritos e ações.

Em História da Sexualidade, Focault escreveu que “A prática do regime como arte de viver é (…) toda uma maneira de se constituir como um indivíduo que tem o cuidado justo, necessário e suficiente do seu corpo”. Aqueles que ficaram curiosos com o banquete carioca da Madonna podem se surpreender com as iguarias que faziam os filósofos salivarem – e se inspirarem.

Fonte: O ventre dos filósofos – crítica da razão dietética, Michel Onfray, Ed, Rocco, 1990.
Texto: Vanessa Souza Moraes
Publicado originalmente em: http://www.informativomalagueta.com.br/edicao.asp

13 comentários:

  1. Huumm... realmente fiquei curiosa! :D
    vou procurar o livro na livraria!

    Beijo, Vanessa!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog e mais a definição dele...beijos
    Aryane Pinehiro.:

    ResponderExcluir
  3. o prato principal da Madonna se chama GH na veia. Já o Nietzsche devia passar fome.

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, insignificante entendido das coisas da vida, lhe digo velhíssimo e requentado chavão: barriga vazia não faz filosofia... Por isso, hoje me dedicarei a preparar portentosa feijoada completa, com tudo que tem de direito, capaz de deixar qualquer dos mencionados babando no sofá, se sobrevivessem. Semana que vem tem moqueca de cação...

    Beijos, minha menina! Uma delícia passar por aqui. A cozinha é a essência da alma...

    ResponderExcluir
  5. Boa Tardeeeeeeeeeeeee!
    Vim te desejar um belo início de semana
    e te oferecer um Selinho, só passar no meu blog e pegá-lo...(Premio Dardos)espero que goste.

    Beijoss fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. é engraçado quando um texto começa meio que "banal" falando e aos poucos vai ficando cada vez mais completo e cheio de conceitos...

    Bela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bastante curioso! Procurarei esse livro com certeza!

    ResponderExcluir
  8. Gostei, aliás aqui é um bom prato quando desejamos devorar livros...principalmente em dias frios que farão eu lembrar de musica como esta:"Um dia frio um bom lugar para ler um livro e meu pensamento no divã da sua cozinha!

    ResponderExcluir
  9. Digamwe o que comes e eu te direi quem és??!!

    ResponderExcluir
  10. Que legal isso adorei seu post, e se a gente parar para pensar a dieta deve influenciar a vida da pessoa ou o estilo de vida dela deve ser compativel com sua dieta. (se é que dá para ter uma lógica nisso).

    Acho que Focault tinha uma dieta bem "carnivora" rs...rs...

    bjus

    ResponderExcluir
  11. como sempre adorei o texto , andei sem tempo de entrar no blooguer . Mais sempre que dá passo por aqui .

    ResponderExcluir
  12. Ah... você sempre intriga!
    E eu adoro!... Minha lista tem crescido,rs...



    (esses bolinhos são reais?rs... *-*)

    Abraços carinhosos =)

    ResponderExcluir
  13. Michel Onfray também tem escritos interessantes sobre viagem. Aliás ele também tem um projeto de universidade popular encantador!Bjs

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now