sábado, 15 de maio de 2010

Marinetti – Marx da gastronomia


Filippo Tommaso Marinetti (1876 - 1944), escritor, poeta, editor, ideólogo, jornalista e ativista político italiano, iniciador do movimento futurista via a gastronomia como um instrumento de um total desejo de mudança. A cozinha de Marinetti é o similar de Marx, em relação à organização do proletariado numa classe revolucionária: pela alimentação, é possível criar a essência de uma nova vida.

marinetti.jpg“Nós, os futuristas, desprezamos o exemplo da tradição para inventar a qualquer preço uma coisa nova que todos julgam insensata. Mesmo reconhecendo que homens mal ou grosseiramente alimentados puderam realizar grandes feitos no passado, nós sabemos esta verdade: pensamos, sonhamos e agimos segundo o que comemos e bebemos”, disse Filippo.

Um dos alimentos renegados por Marinetti, era a massa. Segundo ele, elas enrodilhavam os italianos e os prendiam ao passado. O fim das massas seria o fim da submissão do corpo à lentidão. A morte das massas, para ele, resultaria no renascimento do corpo, particular e político.

No entanto, houve quem não gostasse da ideia. Preocupadas em preservar as massas, um grupo de mulheres de Áquila fez circular um abaixo assinado que foi enviado a Marinetti. Em Nápoles, o povo foi às ruas para defender o alimento. Em Turim, houve um congresso de cozinheiros se opondo ao ativista.

O tato também é importante para a experiência gastronômica ser singular. Filippo queria que os garfos e façam fossem esquecidos e que se comesse com as mãos. A audição também não é esquecida: para Marinetti, a conversa e a política à mesa devem ser esquecidas. Todos os esforços devem ser concentrados nas sensações do bem comer.

Os nomes dos pratos também não foram esquecidos pelo pensador. Dessa forma, um salsichão cru descascado servido diretamente num prato contendo café bem quente misturado a grande quantidade de água de colônia seria carinhosamente chamado de “porco-excitado”.

Texto: Vanessa Souza
Fonte: O ventre dos filósofos – crítica da razão dietética, Michel Onfray, Ed, Rocco, 1990.
Publicado originalmente em: http://www.informativomalagueta.com.br/edicao.asp

Um comentário:

So if you have something to say, say it to me now