sábado, 24 de dezembro de 2011

o que acontece com ela? E encontro a resposta: ela é tomada por uma vertigem

Benjamin Evans
 "Em A insustentável leveza do ser, Tereza vive com Tomas, mas seu amor exige dela uma mobilização de todas as suas forças e, de repente, ela não aguenta mais, quer ir para trás, "para baixo", de onde veio. E eu me pergunto: o que acontece com ela? E encontro a resposta: ela é tomada por uma vertigem. Mas o que é vertigem? Procuro a definição e digo: "Um atordoamento, um insuportável desejo de cair." Mas logo depois me corrijo, faço mais precisa a definição: "a vertigem é a embriaguez causada pela nossa própria fraqueza, queremos ser mais farcos ainda, queremos desabar em plena rua, à vista de todos, queremos estar no chã, ainda mais baixo que o chão." A vertigem é uma das chaves para compreender Tereza. Não é a chave para compreender você ou eu. No entanto, você e eu conhecemos essa espécie de vertigem pelo menos com nossa possibilidade, uma das possibilidades da existência. Tive que inventar Tereza, um "ego experimental", para compreender essa possibilidade, para compreender a vertigem."

(Milan Kundera in: A Arte do Romance. Ed. Nova Fronteira, p. 33)

3 comentários:

  1. Uma fraqueza da alma. É interessante o Kundera explicar isso!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa...


    Feliz Natal...
    E no Ano Novo,
    Que todo o tempo,
    Consigas o Renovo
    Muita Saúde,Alegria,
    Sabedoria,
    E o AMOR,
    Não apenas passional,
    Mas,sempre,
    De toda gente,
    E quando acontecer a dor,
    Que seja apenas circunstancial,
    E sobretudo,
    muita Paz Espiritual...
    e apesar de todos e de tudo,
    um estar no mundo,
    sempre contente,
    com uma alegria simples,mas,
    COMOVENTE,
    INCANDESCENTE
    E GENUÍNA,
    COMO A TUA LUZ,
    MENINA..
    BEIJOSSS...

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now