quinta-feira, 19 de maio de 2011

É o desconhecido que trazemos conosco: escrever



“Chorar, é preciso que isto também aconteça.

Se chorar é inútil, mesmo assim creio que é preciso chorar. Pois o desespero é tangível. Perdura. A lembrança do desespero, isto perdura. Às vezes mata.

Escrever.

Não posso.

Ninguém pode.

É preciso dizer: não se pode.

E se escreve.

É o desconhecido que trazemos conosco: escrever, é isto o que se alcança. Isto ou nada.

Pode-se falar de uma doença da escrita.”

(Marguerite Duras in: Escrever. Ed. Rocco, p. 47)

12 comentários:

  1. Muito embora raro, e nunca tenha acontecido comigo, as pessoas também choram de alegria. Deve ser bacana.

    Mas não diria que chorar é preciso, diriar que chorar é bom, talvez por eu ser um chorão incorrigível eu tente dizer que é bom pra justificar pra mim mesmo minha fraqueza de temperamento.

    ResponderExcluir
  2. Já eu, diria que chorar é sim, preciso, considerando que não acho bom. Em alguns momentos a alma transborda, seja por meio de lágrimas, seja por palavras. O choro é mais previsível, mas a escrita, nunca se sabe onde chega.

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. ...seguindo o comentário da Fernanda:
    Chorar lava a alma ( as vezes isto é ótimo).

    ResponderExcluir
  4. A um Deus que quer uns,doentes.Outros escrevendo.(Adélia Prado)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Sim, chorar é preciso. O triste é quando fica tudo preso dentro e lágrima alguma sai. E isto, Vanessa, ocorre tanto comigo. Adorei o texto de hoje, enorme beijo.

    ResponderExcluir
  6. Faz parte da vida,não tem jeito.Até porque ,às vezes é choro de alegria.
    Beijo Vanessa.

    ResponderExcluir
  7. O choro é como uma precisão, que guardamos na menina dos olhos. Quando doer , quando alegrar a gente acarinha com o mar, esse que caí das meninas dos olhos.
    Escrever para mim é... Como reverenciar uma flor.
    E tudo no seu merecimento, agente aprende.
    Moça,
    amei teu texto, tanto que empolguei, desculpa.
    Mas esse cantinho aqui é lindo d+!
    Parabéns linda.

    Beijinho
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Vanessa,

    Escrever pode ser um acto de libertação!

    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  9. MD, mágica tecendo véus desconcertantes. «o amargor condena-a à taça de vinho que lhe excita as letras. escreve, senão morre e um balão cheio de água rebenta como lágrima.» MD era uma ''voyeur'' com sexo e sem... e com cem palavras escrevia uma multidão de sentires.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com Alícia e digo mais: cura e liberta.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now