domingo, 19 de dezembro de 2010

Ferida narcísica


"(...) a paixão gera um ferida no narcisismo justamente porque racha o controle onipotente da razão. Enquanto o amor salvaguarda a distância entre sujeito e objeto, o desejo proveniente da paixão, esse orienta rumo à fusão total com o objeto, o que significa o risco de devorá-lo ou ser devorado por ele mesmo. Compreende-se que muitos conflitos derivem da quebra de poder que representa o advento da paixão, ocasionando sofrimento: o obsessivo a vive como instância de perda de controle; o fóbico, como transgressão à distância que é necessária; o paranóico, como perseguição de um inimigo que ameaça devorá-lo."

(Etimologia das paixões, Ivonne Bordelois, p. 61)

12 comentários:

  1. Gostei muito da citação.
    :)

    ResponderExcluir
  2. "(...) Não sei que nome dar ao que me toma, ou ao que estou com voracidade tomando, senão o de paixão. O que é isso que é tão violento que me faz pedir clemência a mim mesmo?"

    (Clarice Lispector - Para não esquecer)

    ResponderExcluir
  3. Distância. Estava tentando entender o significado, a importância disso, quando a paixão surge. Entendi perfeitamente!
    Vanessa, passo para deixar os votos de um Natal de Luz!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vane, saudades, moça!!
    Estou passando para deixar um beijo e desejar a ti e tua família um belo Natal e um ano cheio de realizações.
    grande beijo, amiga!

    Deixo aqui meu carinho
    tais luso

    ResponderExcluir
  5. Essa rachadura no controle da razão oferece uma excelente oportunidade para trabalhar a separação esquizofrênica entre a razão e as emoções ...

    ResponderExcluir
  6. Altamente reflexivo, muito bom!

    beijos, fique com Deus e feliz Natal

    ResponderExcluir
  7. E é tão bom perder o juízo e poder qdo se apaixona, não?

    bjos

    ResponderExcluir
  8. A paixão fere a carne e resulta em sangue. E isso não é uma objeção a ela.

    ResponderExcluir
  9. Paixão é o amor narcisista, a percepção aflorada dos sentidos, o amor com medo...

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now