sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O que vamos fazer agora? R: Estamos esperando Godot.


"Estragon
Enquanto esperamos, vamos tratar de conversar com calma, já que calados não conseguimos ficar.

Vladimir
É verdade, somos inesgotáveis.

Estragon
Para não pensar.

Vladimir
Temos nossas desculpas.

Estragon
Para não ouvir.

Vladimir
Temos nossas razões.

Estragon
Todas as vozes mortas.

Vladimir
Um rumor de asas.

Estragon
De folhas.

Vladimir
De areia.

Silêncio.

Vladimir
Falam todas ao mesmo tempo.

Estragon
Cada uma consigo própria.

Silêncio.

Vladimir
Melhor, cochicham.

Estragon
Murmuram.

Vladimir
Sussurram.

Estragon
Murmuram.

Silêncio.

Vladimir
E falam do quê?

Estragon
Da vida que viveram.

Vladimir
Não foi o bastante terem vivido.

Estragon
Precisam falar.

Vladimir
Não lhes basta estarem mortas.

Estragon
Não é o bastante.

Silêncio.

Vladimir
Como o ruflar de plumas.

Estragon
De folhas.

Vladimir
De cinzas.

Estragon
De folhas.

Longo silêncio.

Vladimir
(angustiado) Diga qualquer coisa!

Estragon
O que vamos fazer agora?


Vladimir

Estamos esperando Godot.


Estragon

É mesmo


Silêncio.

Vladimir

Como é difícil!"


(Esperando Godot, Samuel Beckett, p. 122-125)

8 comentários:

  1. E Godot, que nunca chega?
    A vida chega a ser angústia de tão absurda.

    ResponderExcluir
  2. enquanto se espera tecem-se os silêncios,


    beijo

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM! Remeteu-me aos nossos diálogos quando eu estou tonta de whisky e vc, de Lexotan, e danamos a filosofar sobre o nada, o tudo, sobre esperas... ahahahahahah

    ResponderExcluir
  4. "
    O que vamos fazer agora?

    Para não pensar, somos inesgotáveis.

    Para não ouvir todas as vozes mortas, temos nossas razões.

    (angustiado) Diga qualquer coisa!

    [falam todas ao mesmo tempo um rumor de silêncio]

    Não lhes basta estarem mortas da vida que viveram.

    Temos nossas desculpas; cada uma consigo própria.

    Não é o bastante.
    "

    ResponderExcluir
  5. esperando godot, em silêncio, é como "esperar a palavra certa que faça o mundo andar". beckett imortal!

    ResponderExcluir
  6. ESTRAGON:
    Don't touch me! Don't question me! Don't speak to me! Stay with me!
    VLADIMIR:
    Did I ever leave you?
    ESTRAGON:
    You let me go.
    VLADIMIR:
    Look at me.

    T.

    ResponderExcluir
  7. já encenei esta peça e a experiência foi maravilhosa.

    bj

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now