terça-feira, 24 de agosto de 2010

Compreender é esquecer de amar - Fernando Pessoa


"Para compreender-me, destruí-me. Compreender é esquecer de amar. Nada conheço mais ao mesmo tempo falso e significativo que aquele dito de Leonardo da Vinci de que não se pode amar ou odiar uma coisa depois de compreendê-la.

A solidão desola-me; a companhia oprime-me. A presença de outra pessoa descaminha-me os pensamentos; sonho a sua presença com uma distracção especial, que toda a minha atenção analítica não consegue definir".

(Livro do Desassossego, Fernando Pessoa, p. 73)

3 comentários:

  1. ¨dito de Leonardo da Vinci de que não se pode amar ou odiar uma coisa depois de compreendê-la.¨
    Talvez seja um mecanismo de defesa a compreensão.

    ResponderExcluir
  2. O que essa frase grifada tem de verdadeiro, tem de utópico. Difícil amar sem tentar dissecar, depreender... Como já escrevi por aqui antes, racionalizar o amor é perdê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Entendi tudo errado entao, que se ama o que não se compreende, não o contrario, pois como todos sabem o Amor seja ele pela ciencia ou pela religião ou mesmo por outra pessoa parte geralmente desse principio basico que é não compreender totalmente gerando assim um tipo de confusão emocional.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now