segunda-feira, 23 de agosto de 2010
José Castello - 21-08
"O que fazer para que a beleza, que é imprecisa e traiçoeira, não nos trague? Diante dela, como conservar a serenidade? A expectativa da beleza nos leva a gaguejar. Diante da beleza, estamos detidos no momento anterior - como os gagos, que estão sempre uma sílaba antes.
(...) Como todos nós, Mizoguchi habita um mundo de imagens. A maioria de nós, nem por isso, descarta a existência do real. Ainda que não possamos vê-lo, sabemos que ele está aqui. Ninguém precisa enxergar uma bactéria para que ela contamine um corpo. Também não precisamos ver as constelações para saber que elas existem. Mizoguchi, porém, não desiste do desejo de devorar as coisas. Dividido entre o bem e o mal, ele reduz sua vida a um gaguejar, em que implora por uma resposta na qual os contrários, enfim, desapareçam. Confunde a gagueira - desordem de fluência na fala, que se torna incapaz de acompanhar os pensamentos - como uma anomalia espiritual. Não percebe que, mesmo quando falamos com a voz clara e firme, ainda gaguejamos"
(O erro de Mishima, José Castello, Jornal O Globo, Caderno Prosa & Verso, 21/08/2010, p. 4)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.
ResponderExcluir"O que fazer para que a beleza, que é imprecisa e traiçoeira, não nos trague?"
Pergunta precisa, mas, e a resposta?
Difícil não se deixar seduzir pela beleza, num mundo onde só se enxerga a beleza exterior, onde os valores morais cada dia valem menos.
A beleza verdadeira está dentro daqueles que a conseguem ver nas pequenas coisas.
Você viu essa frase do Caio no filme do mesmo nome do livro? Gostaria muito de assistir esse filme, mas nunca o consegui. Já vi críticas de que o filme não é bom, mas mesmo assim gostaria de ver.
Eu como leitora fanática, sou suspeita em falar, mas o livro é MARAVILHOSO!
Uma encantada semana pra ti.
Beijos e sorrisos
.
.
"mas as estrelas estão sempre lah, mesmo de dia.
ResponderExcluirnós eh q nem sempre conseguimos vê-las."
(Garv, livro Los Angeles, Marian Keys)
é preciso ver as coisas simples da beleza!
.
ResponderExcluir"Pergunta precisa, mas, e a resposta?"
Quando escrevi isso não foi te cobrando resposta, foi apenas uma forma de me espressar pelas respostas que nunca temos. rsrs
Perdão, se fui mal interpretada.
Deixo beijos. Deixo sorrisos.
... nunca respostas nem cobranças. rsrs
Meu carinho
.
.