domingo, 1 de janeiro de 2012

A poesia parte de algo que te surpreende, que te espanta - Ferreira Gullar

*De que nasce sua poesia hoje?
GULLAR: Minha poesia, hoje, nasce do espanto. Poesia não é uma coisa que se decide fazer. A poesia parte de lago que te surpreende, que te espanta e que o leva a escrever o poema. A poesia para mim é uma aventura em que o acaso e o inesperado determinam o processo. Através dos versos, faço uma descoberta da realidade e do mundo. Depois de "Na vertigem do dia", a poesia se torna uma coisa que se constrói aleatoriamente. Entro em outro estado, em uma indagação fundamental, entro em um jogo que não tem finalidade e não sei onde vou chegar.
(...)
*Como fica o conflito entre a ordem e a desordem?
GULLAR: A linguagem é uma ordem, é um sistema. Fora da linguagem, só há desordem. Como expressar, então, o que está fora do sistema? Como captar essa desordem? A linguagem só diz o que a linguagem diz. O que está fora dela não entra. Então, fica o não dito pelo dito. Fica um pensamento daquele mundo, que não tem nada a ver com a realidade. Um pensamento que se passa à margem da realidade. Mas é a minha vida, é ali que sou Ferreira Gullar. É ali que indago o fundamental.

*O que é ser um poeta?
GULLAR: Com o poema, eu levo às pessoas algo que só eu posso lhes dar. O poeta só traz alguma coisa quando a descobre, ou a inventa. Não acredito que a literatura revela a realidade, acho que ela inventa a realidade. O poema faz algo que representa aquilo, mas não é aquilo. Um mistério que tem algo a ver com a vida real, mas não é a vida real."

(José Castello entrevista Ferreira Gullar. Prosa&Verso, p. 3. 28/08/2010)

2 comentários:

  1. Bom dia.

    Muito bons: o seu texto e o seu blog. A visão de Gullar nos leva à profunda reflexão. E, de minha parte, posso dizer apenas que há tempos venho tentando entender o que seja a poesia, sua força, sua magia. Mas, tão complexo é o tema que ainda não cheguei à mínima conclusão. Parabéns. Virei aqui mais vezes para apreciar seu belo espaço.


    Feliz ano novo!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande trecho de um diálogo entre duas pessoas muito interessantes.

    A poesia, no sentido da arte em geral, fala da realidade para além da realidade. É como a música por trás dos sons e a pintura por trás das imagens, das quais falava Platão.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now