quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parece que ninguém acredita que é possível ser as duas coisas

"Mulheres bonitas intelectuais sofrem preconceito. Parece que ninguém acredita que é possível ser as duas coisas. A beleza faz com que tratem você de forma mais condescendente. À parte a longa história de disputa entre homens e mulheres, o fato de pertencermos a uma sociedade obcecada por beleza atrapalha. É angustiante, pois, muitas vezes, deixamos de promover o melhor da mulher para falar de sua beleza. Compramos um monte de produtos, perseguimos o glamour. Sempre digo que celebridades vivem em terceira pessoa porque não podem ter personalidade própria. Ao acompanhar as notícias e fotos dos famosos, estamos comprando imagens de uma pessoa que não existe, que não é real."

(Siri Hustvedt, escritora americana)

3 comentários:

  1. Meu bem, sempre que estou vindo no seu blog está aparecendo a tela vermelha informando malware detectado. Só me é possivel continuar clicando em "continuar mesmo assim". Por favor, me informe se tiver acontecendo o mesmo com o Esconderijo http://esconderijo-do-observador.blogspot.com/

    Intelectual e bonita? Hum, vc, a Marcia Tiburi... É claro que é possível. Não é provável.

    Um beijo do observador

    ResponderExcluir
  2. Claro que é possível uma mulher ser bonita e inteligente. E temos muitas por aí, mas pro vivermos numa sociedade machista elas têm que se "esconder" atrás das telas do computadores ou dos livros, pq para as pessoas é "impossível" isso acontecer. E quando percebem que alguém do seu lado é assim, ficam chocado e tratam essa pessoa como alguém "exótico", esquisito e outros adjetivos mais... Mulherada vamos continuar mostrando que não somos só rostinhos bonitos.

    ResponderExcluir
  3. Mariá, é isso mesmo, nossa sociedade é machista. Igual a uma frase sobre cantoras: para fazer sucesso com a música, deve ser feita, senão os méritos serão ofuscados pela beleza.

    Em parte porque os homens enxergam menos que as mulheres. Ficam no visual. É mais fácil uma mulher com um homem "feio" do que um homem com uma "feia". Vocês enxergam na alma. E ao mesmo tempo conseguem se mostrar assim. Bonitas e inteligentes, há aos montes, pra citar algumas, Clarice, Elis, Hilda Hirst, fora as executivas (Maria Silva Bastos Marques, por exemplo).

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now