"Mulheres bonitas intelectuais sofrem preconceito. Parece que ninguém acredita que é possível ser as duas coisas. A beleza faz com que tratem você de forma mais condescendente. À parte a longa história de disputa entre homens e mulheres, o fato de pertencermos a uma sociedade obcecada por beleza atrapalha. É angustiante, pois, muitas vezes, deixamos de promover o melhor da mulher para falar de sua beleza. Compramos um monte de produtos, perseguimos o glamour. Sempre digo que celebridades vivem em terceira pessoa porque não podem ter personalidade própria. Ao acompanhar as notícias e fotos dos famosos, estamos comprando imagens de uma pessoa que não existe, que não é real."
(Siri Hustvedt, escritora americana)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu bem, sempre que estou vindo no seu blog está aparecendo a tela vermelha informando malware detectado. Só me é possivel continuar clicando em "continuar mesmo assim". Por favor, me informe se tiver acontecendo o mesmo com o Esconderijo http://esconderijo-do-observador.blogspot.com/
ResponderExcluirIntelectual e bonita? Hum, vc, a Marcia Tiburi... É claro que é possível. Não é provável.
Um beijo do observador
Claro que é possível uma mulher ser bonita e inteligente. E temos muitas por aí, mas pro vivermos numa sociedade machista elas têm que se "esconder" atrás das telas do computadores ou dos livros, pq para as pessoas é "impossível" isso acontecer. E quando percebem que alguém do seu lado é assim, ficam chocado e tratam essa pessoa como alguém "exótico", esquisito e outros adjetivos mais... Mulherada vamos continuar mostrando que não somos só rostinhos bonitos.
ResponderExcluirMariá, é isso mesmo, nossa sociedade é machista. Igual a uma frase sobre cantoras: para fazer sucesso com a música, deve ser feita, senão os méritos serão ofuscados pela beleza.
ResponderExcluirEm parte porque os homens enxergam menos que as mulheres. Ficam no visual. É mais fácil uma mulher com um homem "feio" do que um homem com uma "feia". Vocês enxergam na alma. E ao mesmo tempo conseguem se mostrar assim. Bonitas e inteligentes, há aos montes, pra citar algumas, Clarice, Elis, Hilda Hirst, fora as executivas (Maria Silva Bastos Marques, por exemplo).