terça-feira, 6 de julho de 2010

O que chamo ceder de seu desejo - Lacan


"O que chamo ceder de seu desejo acompanha-se sempre no destino do sujeito – observarão isso em cada caso, reparem em sua dimensão – de alguma traição. Ou o sujeito trai sua via, se trai a si mesmo, e é sensível para si mesmo. Ou, mais simplesmente, tolera que alguém com quem ele se dedicou mais ou menos a alguma coisa tenha traído sua expectativa, não tenha feito com respeito a ele o que o pacto comportava, qualquer que seja o pacto, fausto ou nefasto, precário, de pouco alcance, ou até mesmo de revolta, ou mesmo de fuga, pouco importa.
Algo se desenrola em torno da traição, quando se a tolera, quando, impelido pela ideia do bem – quero dizer, do bem daquele que traiu nesse momento – se cede a ponto de diminuir suas próprias pretensões e, dizer-se – Pois bem, já que é assim, renunciemos à nossa perspectiva, nem um nem outro, mas certamente não eu, não somos melhores, entremos na via costumeira. Aqui, vocês podem estar certos de que se reencontra a estrutura que se chama ceder de seu desejo.
Transposto esse limite, em que com um termo vinculei para vocês o desprezo pelo outro e por si mesmo, não há retorno. Pode-se tratar de reparar mas não de desfazer. Não é esse um fato de experiência que nos mostra que a psicanálise é capaz de nos fornecer uma bússola eficaz no campo da direção ética?"

(Jacques Lacan. O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Editora Jorge Zahar. 2008. Rio de Janeiro, p. 375)

7 comentários:

  1. "O Inferno são os outros." Jean-Paul Sartre.

    ResponderExcluir
  2. Não é esse um fato de experiência que nos mostra que a psicanálise é capaz de nos fornecer uma bússola eficaz no campo da direção ética?

    Da ética do desejo, é do que trata a Psicanálise. E é por isso que é a nossa única salvação. (minha)

    ResponderExcluir
  3. Conheço esse autor por causa daquele artigo que li no outro site que vc é colunista. A psicanalise pode sim fornecer uma bussola, uma vez li uma reportagem na superinteressante dizendo que não precisavamos mais da psicanalise. Ainda bem que gosto da Super mas não concordo com tudo, pois foi com analises que superei muitos traumas de vida.

    ResponderExcluir
  4. eu sou boba, de marré de si...o medo de não enxergar essa barreira de pronto, e a dor que a visão dela me trás já me engessaram anos

    ResponderExcluir
  5. Como a Ana pondera ali em cima, da ética do desejo, talvez. Talvez porque do ponto de vista de alguém que entendo bulhufas, isso parece pretensioso demais. ahahhaha





    Eu falo cada merda que nem eu sei como eu falei.

    ResponderExcluir
  6. É realmente fantástica uma ciência como a psicanálise q enxerga coisas que, de tão profundas, parecem estar extrínsecas a nós.

    "Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas." Nitzsche

    ResponderExcluir
  7. Olá Vanessa!!
    Complicadíssimo fazer um comentário sobre sua matéria postada, veja que, dos diversos comentários, se divergem em todos os aspéctos e entendimentos...
    Ética!!
    Palavra tão cultuada hoje em dia, principalmente no campo da Política... Mas dentro, no interior de cada um, pode ser interpretada de acordo com suas convicções...
    Vamos por um Exemplo claro que está na Mídia!
    O caso do Goleiro Bruno... Quem teve ética, ou, quem faltou com a ética no caso em questão?
    O Goleiro Bruno?
    Os advogados dele?
    Ou quem subornou um menor, na inteção de usar uma brecha na Lei?
    Coloco acima três grupos de Etnias diferentes, onde um delas tem pelna convicção dos fatos.
    Outra nenhuma convicção, ou noção do que seja convicção.
    E a terceira, não sabemos ainda, pois é uma incógnita...
    Mas ética pode-se abranger nas mais diversas linhas de um pensamento, indivíduo ou, do interesse coletivo....
    Mas digo, sua abordagem cria uma bela de um reflexão sobre tema postado..

    Meus parabéns pela matéria postada e, pelo blog maravilhoso, o Seu!

    Marcio RJ

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now