terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Satisfação X realização - do desejo


“Há, não raro, um equívoco entre satisfação do desejo e realização do desejo. O desejo não propicia uma satisfação plena. Só pela realização é que se pode reconhecer o desejo, já que ele é inconsciente. Freud afirmou, de forma geral, que o sonho é uma realização do desejo. Contudo, realização não implica em satisfação.

Kepler toma Freud para fazer-se entender a experiência da satisfação. O pai da psicanálise afirma que a única experiência de satisfação que não foi demandada, é no momento em que a mãe oferece o seio, sem que o bebê peça.

“Depois dessa primeira vez e daí em diante uma imagem mnemônica da percepção e reevocar a própria percepção, isto é, restabelecer a “situação da satisfação original. Um impulso dessa espécie é o que chamamos de desejo”, conclui Freud.
Portanto, o que caracteriza o desejo para Freud é esse impulso para reproduzir alucinatoriamente uma satisfação original, ou seja:
- um retorno a algo que já não é mais;
- um retorno a um objeto perdido cuja presença é marcada pela falta.
Sendo a presença de uma ausência é o que caracteriza o desejo, poderíamos definir o desejo como a nostalgia do objeto perdido". (KEPLER, 1994, p. 41-2)”.

(Fragmento de: O acontecer obscuro: cercando a histeria e a neurose obsessiva a partir do filme Esse Obscuro Objeto de Desejo, Vanessa Souza)

8 comentários:

  1. Eu adoro Freud!Adoro psicanálise!
    Bjs!Vanessa!Mas tenho a impressão que terá que comprar revistas de moda no decorrer desse ano ,sim...sempre se acrescenta alguma coisinha e muitas vezes muda taaanto !

    Feliz2010!

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito prazeroso realizar um desejo, chegar ao ponto maximo de uma conquista,,,e que venha a satisfação, o extase...um beijo e uma bela semana pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Caramba..
    Vc é boa em escrever heim...

    Vim somente retribuir a visita ao meu blog, mas acabei me encantando com este cantinho...

    Estou por aqui!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. ain...

    por isso que eu sinto saudades de coisas que nunca tive?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adoro passar por aqui....

    Sempre me encanto com seus textos!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto.
    Você escreve de ummaneira bela!
    Bom 2010.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. amei este texto
    Bom ano 2010
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now