quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tomada de paixão por este livro


"Fading. Experiência dolorosa segundo a qual o ser amado parece se afastar de todo contato, sem que essa indiferença enigmática seja dirigida contra o sujeito apaixonado ou proferida em benefício seja do mundo, seja de um rival.

(...) As vozes da narrativa vão, vêm, se apagam, se sobrepõem; não se sabe quem fala; aquilo fala, é só: a imagem desaparece, una e coalescente; se a voz se perde, é a imagem toda que se enfraquece (o amor é monológico, maníaco; o texto é heterológico, perverso). Quando o fading do outro se produz, fico angustiado porque ele parece sem causa e sem fim. O outro se afasta como uma miragem triste, se desloca até o infinito e me desgasto para alcançá-lo.

(...) O ciúme faz sofrer menos, pois o outro está vivo nele. No fading, o outro parece perder todo o desejo, a Noite o leva. Sou abandonado pelo outro, mas esse abandono se duplica com o abandono que ele próprio sofre; desse modo sua i m a g e m f i c a l a v a d a, l i q u i d a d a;
não posso mais me apoiar em nada, nem mesmo no desejo que o outro leva para outro lugar: fico de luto por um objeto que está ele mesmo enlutado (daí, compreender até que ponto precisamos do desejo do outro, mesmo que esse desejo não se dirija a nós)".

(Fading - Fragmentos de um discurso amoroso, Roland Barthes)

PS: e hoje, primeira aula do núcleo avançado de Lacan - em 2010 -, começamos por Barthes. É o prelúdio de um grande ano!

4 comentários:

  1. TomadaS de paixão por esse livro! Tá na minha lista. E isso sim é que eu chamo de começar o ano com o pé direito!
    Com Barthes ou sem Barthes, que seu ano seja cheinho de arte, e solar como vc.
    Ando enlouquecidamente sem tempo, mas com muita "pauta" para o próximo café. Marcamos em breve?
    Beijo gde.
    P.S. À noite responderei o email. Uma tarde deliciosa de parquinhos + Mc Donald's + patinação no gelo + filme dos esquilos-cantores dublado me espera. Depois meu analista me diz que ser mãe, psicóloga, esposa, amante das artes, dona de casa e magra é completamente possível. Faz-me rir, quá-quá-quá...

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de comentar: que imagem essa do seu post!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ciça,
    Grande imagem! O que estás por trás?

    Sua lista vai ficar grande. Anotei cinco novos títulos para a minha, hoje:

    - Da palavra ao gesto do analista (Jorge Forbes)

    - As invenções do futuro (Jorge Forbes)

    - Os três destinos da paixão (Piera Aulagnier)

    - Seminário 10 - Angústia (Lacan)

    - Profanações (Giorgio Agamben)

    Marcamos sim, Ciça - antes do dia 28-01, que eu vou viajar.

    Que lindo, sou solar :) Nunca na história da minha vida alguém havia me dito isso, rs.

    Analistas acham que a gente pode tudo, esses biltres, hahaha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que medo da tua lista... rs Fazendo cá minhas contas, se eu ler umas 35 páginas por dia de metade dos livros que pretendo, daqui a 47 anos darei cabo deles! Maravilha, não? Sensação terrível essa de que quanto mais leio, menos sei, mais quero ler, aprender. Ainda bem que agora tenho com quem discutir questões banais como o sexo dos anjos, por exemplo. ;)
    Gde beijo.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now