domingo, 21 de fevereiro de 2010

Leitura de todo sábado


"(...) A poesia é como um par de óculos: quando você o coloca, não vê os óculos, vê o mundo. Acontece que a poesia filtra o mundo, o sensibiliza, exacerba sua nitidez.
(...) Pobre de nós, sempre em busca de soluções. A poesia, porém, dá uma resposta desoladora a esse desejo de resposta.
(...) Não se ama uma mulher para chegar a uma resposta, ou a uma solução. Tampouco para recuperar as mulheres perdidas.
(...) Um enigma (uma mulher) não existe para responder, mas para despertar. A poesia, também. Poemas não nos ensinam coisa alguma, poemas nos trituram. E sangram.
(...) O que nos salva (nos cola) é o outro. O poeta constata: "há uma pessoa no mundo/ que não está quebrada/ e eu estou ao seu lado/ como se não estivesse quebrado". Só o outro fornece a ilusão do encaixe perfeito. Mas isto também não estanca a aflição. Ilusões não são verdades.
(...) As palavras expõem nossa condição ambígua. A linguagem é uma armadilha. O poeta é o primeiro a reconhecer que dela não conseguimos escapar.
(...) Mas, se não soluciona o enigma, escrever é uma maneira de rondá-lo. Dizendo com outras palavras: uma maneira de não morrer.
(...) A poesia não dá solução, dá forma. Tolice concluir, como fazem alguns, que a poesia é inútil. Ela não é inútil, embora (outro paradoxo) não seja útil também".

(A gaiola vazia, José Castello, Jornal O Globo, Caderno Prosa & Verso, 20/02/2010, p. 4. A frase em itálico é do livro Esquimó, Fabrício Corsaletti)

5 comentários:

  1. Incrível a poesia ainda ter espaço nos jornais ensanguentados... Muito bons textos!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa encantada e emocionada com o texto!
    P.A.R.A.B.É.N.S
    ESCOLHA SOBERBA!
    concordo com o Fábio, que tenhamos mais poesia em meio as trágedias cotidianas.

    bom domingo menina
    bjin

    ResponderExcluir
  3. A poesia não soluciona o enigma? escrever apenas o circunda? Quem sabe? É algo a se discutir. Mas a poesia é certamente uma das linguagens que possui mais chances de fisgar o sentido do mundo. Pois, como postulava Antonin Artaud, teatrólogo francês, a percepção do indivíduo é ativada - não pela pura lógica -, mas por uma linguagem que provoque imagens, sensações - e disso tudo a poesia é muito rica. O texto "Explorando-se o Poder e a Sugestão da Palavra (http://www.senhoresdotempo.ws/p04.html) pode esclarecer ainda mais como a poesia tem adquirido novos e insuspeitados recursos para se transformar cada vez mais nesse "par de óculos" que revela - não a si mesma - mas o mundo.

    ResponderExcluir
  4. A arte não pode ser aceita, pois quando aceita perde sua essência...e tudo que ela representa se torna simples simulacros.

    ResponderExcluir
  5. A poesia decora a vida e dá voz ao sentimento, não é?

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now