terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Medo de Voar, EJ



















"- Com que você tem de se preocupar?
- Tudo. (...) Costumo entrar em panes frequentes. Entro em depressões horrorosas e quase me falta o ar. Além disso, homem nenhum quer estar preso a uma escritora. As escritoras são um risco. Elas sonham acordadas, quando deviam estar cozinhando. Preocupam-se com livros, em vez de se preocuparem com bebês. (...)
- Meu Deus! Você é uma feminista e tanto!
- Oh, eu sei falar direitinho, e até acho que acredito nisso, mas em segredo eu sou como a menina na História de O. Quero sujeitar-me a algum brutamontes. "Toda mulher adora um fascista", como diz Sylvia Plath. Eu me sinto culpada em escrever poemas, quando devia estar cozinhando. Sinto-me culpada por tudo. Você não precisa bater na mulher se sabe fazer com que ela se sinta culpada. (...) As mulheres são as maiores inimigas delas próprias. E a culpa constitui a arma principal na autotortura.
(...)
- Sabe de uma coisa? Para uma mulher inteligente, você é idiota.
- Aí está uma das coisas mais lindas que alguém já disse".
(Medo de Voar, Erica Jong)

3 comentários:

  1. ótimo blog.muito bom o post.
    mesmo achando que Erica Jong, não é um ponto final em nada daquilo que eu penso, concordo que o livro é bom como uma leitura simples.
    Um ótimo dia pra vc.
    Maurizio
    * e quem disse que o Homem prefere uma mulher na cozinha??? tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  2. Na década de 70, deveriam preferir.
    É o zeitgeist daqueles tempos. Esse livro tem quase 40 anos, vale a pena ressaltar.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Vanessa, obrigada pela visita...adorei deitar um pouquinho no seu divã, volto com mais calma...rs
    Bjinhus e bom restinho de semana!!!
    Rose

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now