quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Demanda - fragmento



"Em Por que as mulheres escrevem mais cartas do que enviam, Darian Leader narra uma história entre analista e analisando que ilustra muito bem o que é a demanda. O fato ocorreu com a psicanalista Helene Deutsch. Um dos pacientes de Helen, grande entendedor dos conceitos de psicanálise, acredita que ama de verdade sua analista – a própria Helen. Começa a oferecer-lhe presentes e convites para o teatro. As intervenções da analista parecem não fazer efeito sobre o suposto dono do amor.

“(...) até o momento em que ela se vira para ele e diz “O.K., quando é que você quer que eu inicie o processo de divórcio contra meu marido?” E isso, claro, vira o jogo. O coitado do homem se desilude. Às suas demandas contínuas, ela respondeu com a possibilidade de uma realização concreta, mostrando a ele que suas demandas não eram mais do que o veículo de um desejo, algo que não visava à satisfação. Ele queria demandar, e não conseguir o que demandava, de forma a manter a dimensão do desejo no lugar. A resposta de Deutsch ofereceu-lhe o colapso de sua tática, ao ameaçar a natureza real de suas investidas. O desejo tem que ser mantido além da dimensão da demanda. (LEADER, 1998, p. 104-5)

Leader afirma ainda, na mesma obra que, sempre que alguém demanda, recebe outra coisa no lugar. Como, por exemplo, na série de TV Fawlty Towers – programa de humor, exibida na década de 70 pela BBC2 – quando um hóspede pede uma omelete à espanhola, recebe um patê Maison (patê de fígado de frango). “Há uma incompatibilidade fundamental entre aquilo que se pede e aquilo que se quer”. (LEADER, 1998, p. 103)"

(O acontecer obscuro: cercando a histeria e a neurose obsessiva a partir do filme Esse obscuro objeto de desejo, p. 14, Vanessa Souza)

Imagem: Esse obscuro objeto de desejo.

2 comentários:

  1. como saber se "o obscuro objeto de desejo" pode ser mantido além da dimensão da demanda?

    e quanto ao paciente da Dra. Deutsch? será que ele realmente descobriu o lugar do seu desejo?

    Muito legal o texto, suas dicas de livros e filmes são sempre muito boas!
    =]

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now