domingo, 12 de setembro de 2010

Não confio em sujeito com felicidade de sobra


O Humor do Fodido

(Fabrício Carpinejar)

"(...) O otimista é frouxo, repete as mesmas frases evasivas e genéricas como “precisa acreditar” ou “tenha esperança”. O pessimista é pessoal, persuasivo, abrirá seus segredos com desembaraço. O otimista rende somente auto-ajuda. O pessimista proporciona alta literatura.

Guardo deslumbramento auditivo diante das pessoas que não respondem tudo bem no cumprimento. Enchem as vogais para declarar “tudo péssimo”. Puxo a cadeira mais próxima e me sento com reverência porque percebo que descobri um corajoso no mundo, que vai se confessar com absoluta sinceridade, que tem vida própria e casa alugada.

(...) Orgulho-me desse humor muito brasileiro, incomparável. Daquele cara que deu tudo errado e ainda está achando graça. Sofreu enchente, deslizamento, seca, foi corneado e não se entrega. Não fechará o negócio, a cara, a amizade. É o que não tem motivos para rir e está rindo. Seu riso é perigoso. Seu riso é ofensivo. Seu riso é o caráter do pulmão.

Não confio em sujeito com felicidade de sobra. Será avarento e indiferente. Quem tem esconde. Unicamente peço dinheiro emprestado ao amigo que já faliu. É um pré-requisito que não costuma falhar.

Eu me interesso pela falta de explicação da alegria. Viva o humor do fodido. É o único que sobrevive às tragédias. Não ficará traumatizado, arrumará uma piada no acidente. Não ficará encastelado no quarto, pagará uma rodada ao pessoal do balcão.

(...) Meus grandes amigos são mórbidos. Compraram o jazigo na juventude. Os que pensam na morte cedo demoram a morrer. Preparam-se com tanta antecedência que perdem a hora".

(Mulher Perdigueira, Carpinejar, Ed. Bertrand Brasil, p. 87-89)

9 comentários:

  1. Pessoas efusivas me assustam....

    Só no amor ou diante da morte o homem toma plena consciência de si mesmo." (Franz Kafka).

    ResponderExcluir
  2. carpinejar é bom pra caramba. hilário, muitas vezes.

    gostei muito de teu blog.

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. O “precisa acreditar” do otimista, o pessimista é pessoal, persuasivo, abrirá seus segredos com desembaraço. O otimista rende somente auto-ajuda. O pessimista proporciona alta literatura.
    Maravilhoso, outra visão.

    ResponderExcluir
  4. Gente alegre demais me dá medo. Eu acho ironia o cara se ferrar e achar graça... Tem gente que pensa que o nome disso é otimismo.

    ResponderExcluir
  5. "Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado ainda exista amor pra recomeçar...

    E que você descubra. Que rir é bom. Mas que rir de tudo. É desespero." (Frejat)

    ResponderExcluir
  6. A vida tem sempre o lado bom. eu tento sempre ir para este lado.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  7. Muito legal e verdadeiro esse texto. Quem sempre conta vantagem, inclusive sobre si mesmo e da sua alegria, geralmente estará sendo egoísta em não querer demonstrar as infelicidades normais da vida de qualquer um.


    Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  8. Uai, elogio ao pessimismo sem Lucy?

    CHEGUEI!!!

    ResponderExcluir
  9. De fato verdade este texto. Lindo! A vida é difícil para todos. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato. Seus pontos fracos e fraquezas. Em alguns isso é perceptível. Em outros, não. Mas todos tem. Faz parte da vida. Um beijo.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now