terça-feira, 9 de março de 2010

iPhone causa dependência intensa em 44% dos usuários, diz pesquisa


Uma pesquisa conduzida pela Universidade Stanford, nos EUA, confirma o que muitos usuários de iPhone talvez já suspeitassem: o smartphone da Apple pode causar dependência. As informações são do site TechDaily desta segunda feira (8).

O trabalho foi conduzido a partir de 200 estudantes que possuíam iPhone - 70% deles tinham o aparelho há menos de um ano.

Mas a tendência mais interessante foi como o iPhone se tornou uma parte indispensável no estilo de vida dos estudantes tão rapidamente - e como muitos deles reconheciam abertamente que se sentiriam perdidos caso ficassem sem o smartphone.

Por volta de 85% dos proprietários de iPhone usam-no como relógio, e 89% o utilizam como despertador. Os dados apontam ainda que 75% admitiram que dormem com o iPhone na cama, e 69% informaram que eram mais propensos a perder a carteira do que o iPhone quando saíam pela manhã.

Quando solicitados para avaliar o nível de dependência do iPhone em uma escala de um a cinco (sendo que o nível cinco significava dependente e o um, nem tanto), 10% dos estudantes admitiram total dependência do dispositivo, 34% se autoavaliaram na escala quatro, e apenas 6% disseram que não eram dependentes.

Dentre aqueles que não se consideravam totalmente dependentes, 32% expressaram preocupação com a possibilidade de se tornarem um dia.

Segundo a pesquisa, 15% classificaram o iPhone como uma maneira de se tornar viciado em mídias; 30% o denominaram como "uma porta para o mundo"; 25% disseram que o iPhone é "perigosamente encantador"; e 41% disseram que perder seu iPhone seria "uma tragédia".

Especialistas ainda não conseguem entrar em acordo se a dependência tecnológica, seja de internet ou de dispositivos eletrônicos, seja qualificada ou não como uma desordem mental.

Apesar dos resultados interessantes, Tanya Luhrmann, professora antropóloga da universidade, hesita em confirmar a dependência em iPhone como uma doença. "Não acho que seja realmente uma doença. Acho que eles (os entrevistados) realmente gostam dos seus iPhones", disse ela.

Há, também, aspectos positivos demonstrados nos dados: mas de 70% dos usuários entrevistados disseram que o iPhone os deixou mais organizados, enquanto 54% disseram que o aparelho os deixou mais produtivos.

(Fonte: Folha Online)

PS: entendam, meus amigos, porque eu não largo o meu de-jeito-maneira, hahaha.

5 comentários:

  1. Adorei esse post!!!

    Beijos flor boa semana

    ResponderExcluir
  2. Eu não largava o meu até ontem, quando caiu e morreu de vez... :(

    Muito bacana seu lugar!

    ResponderExcluir
  3. que bacana essa matéria.


    eu nem tenho esse bendito aparelho, mais tudo bem huahauahuahauahauahua


    tem "coisas" da tecnologia que eu sou fora.



    beijos minha querida,
    boa semana ^^

    ResponderExcluir
  4. hahahaha
    Bom, eu uso meu celular pra um monte de coisas desse modelo tb! Relogio (pq o meu quebrou), despertador (pq despetar com musiquinha da ivete eh mto mais legal que buzininha de celular velho) e eu durmo com meu celular na cama tb!!
    Sou uma viciada?

    =P

    ResponderExcluir
  5. Nem tenho um Iphone hsauhsuas
    Mas bem que eu queria um hehehe
    Gostei do post ;)
    Beijos, florr =*

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now