quarta-feira, 31 de março de 2010

O que os homens querem da mulher?


Em resposta ao post anterior, do Marcelo Rubens Paiva, a psicanalista Maria Rita Kehl escreveu a crônica abaixo:

O Dia Internacional da Mulher passou longe da minha coluna quinzenal. Assim, vou levar a sério o galanteio dos que dizem "todo dia é dia de vocês" e continuar uma velha conversa que sempre retorna, por volta do 8 de março: afinal, o que querem as mulheres?

Sucessivas gerações de homens retomaram a pergunta, desde que Freud confessou sua perplexidade à amiga Marie Bonaparte no começo do século passado.
Se a descoberta freudiana ainda valer e o inconsciente continuar recalcado, o desejo, no sentido radical da palavra, é enigmático para homens e mulheres. Não há distinção de gênero frente à opacidade das representações estranhamente familiares que nos habitam e motivam lapsos, deslizes, sintomas, fantasias.

Já no plano das vontades mais pedestres, do destino que damos a essa insatisfação permanente a que se chama vida - talvez aí se possa especular se os homens seriam menos enigmáticos que as mulheres.
Por uma questão de método, vale considerar o ponto de vista dos que, como Freud, se confessam incapazes de satisfazer esses seres ambíguos que somos nós, do sexo feminino. Os homens, talvez para se esquivar da intromissão feminina, declaram ser pessoas fáceis de contentar. Além de sexo, dedicação e carinho (mas sem exagero!) das amadas, querem respeito profissional e, claro, ganhar bem.

O que mais? 90% de minha amostragem particular responde: ler o jornal inteiro no domingo, jogar conversa fora com os amigos de bar de vez em quando e ver futebol na TV sem ser ???interrompidos. Essa opção, há quem troque por uma soneca no sofá.
Parece que com esse pacote de pequenas alegrias, tudo estaria bem. Mas, atenção: as mulheres, convidadas gentilmente a não aporrinhá-los durante suas atividades favoritas, devem estar a postos quando eles solicitarem.

O casamento para o homem, disse uma vez Mario Prata, significa botar uma mulher dentro de casa. E depois, sair pra rua. Só que ela precisa estar lá quando o cara voltar, de preferência sem questionar por que ele saiu em vez de se contentar com tudo o que ela tem a oferecer.

Melhor fazer essa pergunta ao ex-marido da Amélia, aquela dedicada que ele abandonou em troca da outra, cheia de exigências.
Mas perguntemos também, como meu colega de coluna, Marcelo Paiva, por que tantas mulheres hoje (nem todas! só as de 40 pra cima) não querem mais se casar? Essa pergunta é simétrica àquela formulada pelo historiador da revolução francesa, Jules Michelet, aos homens que no fim do século 19 preferiam as aventuras do celibato à responsabilidade do casamento. Michelet lamentava o destino das moças pobres e remediadas que, fora da instituição do matrimônio, ficavam desprotegidas, vulneráveis, sem perspectiva de futuro. A recusa mudou de lugar?

Por que as mulheres de hoje, cumprida a etapa inicial da criação dos filhos, preferem não entrar num segundo ou terceiro casamento? Hipótese: porque não precisam mais dele. Não do homem, nem do amor: do casamento. Nem todas as que desistem de casar de novo são, como pensa Marcelo, desiludidas com o amor. As mulheres que já se casaram algumas vezes podem ter desistido do casamento porque esse existe, até hoje, para tornar confortável a vida - dos homens. Separados, eles procuram imediatamente uma esposa que substitua a primeira, enquanto elas parecem não ter pressa nenhuma de voltar ao estado civil anterior. Isso não quer dizer que tenham desistido de amar. Pode ser que estejam à procura de outras coisas, além das que o casamento proporciona. Aliás: é nessa hora, quando uma mulher não se contenta mais com o que seu homem lhe oferece, que ele a acusa de não saber o que quer.


Muitas coisas os homens podem nos dar. Amor, prazer, carinho, apoio. Aquele olhar de desejo que embeleza a mulher. E filhos, quase todas queremos os filhos. O que mais? Profissão e independência econômica ficam fora do pacote do amor. Poder, também: mas o verbo é mais instigante que o substantivo. As mulheres querem poder muitas coisas. Depois que os filhos crescem e antes que lhes tragam netos pra cuidar, o que querem as mulheres? É simples: tudo o que não puderam viver até então. Está certo: tudo, tudo não pode ser.

Vá lá, quase tudo. Com vocês ou sem vocês, meus caros; quase tudo. Caberia até perguntar: por que os homens (não todos! só os de 40 pra cima) querem tão pouco?
Basta olhar à sua volta. Uma fila de cinema: 60% de mulheres, 40% de homens (os jovens talvez sejam exceção). Um concerto? 70% pra nós. Exposição de arte, idem. Metrô pra qualquer lugar, fora de horários de pico: mulheres, mulheres. Carnaval, festa-baile: olha lá elas dançando, com ou sem parceria masculina. Viagens, ecoturismo, passeatas - a lista é longa.

Por isso mesmo a mulher pode hoje dar a seu parceiro o que nenhuma geração anterior ao século 20 podia dar. Aquilo que o poeta francês Benjamin Pérec chamou de amor sublime: o amor da carne, mais o da sublimação. As três últimas gerações de mulheres, não limitadas ao espaço doméstico, são capazes de conversar sobre quase tudo com seus companheiros. Compartilhar ideias, projetos, ambições, bobagens, piadas, boemia, lutas. A vida pode ser bem boa desse jeito, e o amor, uma conversa sem-fim.
O filósofo romeno Cioran afirmou que as mulheres são as novas-ricas do mundo da cultura. Talvez por isso falemos demais. Em compensação, os maridos não são mais os nossos únicos interlocutores.

5 comentários:

  1. Como bom homem, vou simplificar (mas sem piadinhas machistas, desta vez) ...
    Homens querem admiração e sexo, a maioria nessa ordem.
    Mulheres querem atenção e proteção, também nessa ordem.
    Ambos, obviamente, pedem e esperam muito mais coisa do que isso, mas são esses os dois fatores "si ne qua non" da relação.

    ResponderExcluir
  2. a grande questão é obvia, pensamos diferente, li outro dia a mulher quando está nervosa fala mais o homem fica mais quieto, não estamos bravos, somente pensando....

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler a opiniao dos meninos e acho que voces estao certos. "Atençao e Proteçao" faz parte da lista e verdadeiramente pensamos diferente, ainda bem, ne? :-) Vive la Différence!

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que eliminando-se o machismo do universo masculino, 90% das (supostas) divergências acabariam. O resto dos 10% são a parte boa das diferenças que fazem o encantamento dos dois quando se juntam. Muito bom este artigo. Um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Escrevi, tempos atrás, o artigo "O que elas querem?" publicado no "Domínio Feminino" e posteriormente no "Vote Brasil" [ http://www.votebrasil.com/coluna/caio-martins/o-que-elas-querem ] Termina assim:

    De objetos impostos – mesmo que consentidos – passaram por opção a objetos supostos, hipersexualizados e consumíveis drasticamente com crescente intensidade desde a infância, num processo até criminoso.

    Se na conquista de outros espaços vemos notável arrancada e êxitos irreversíveis, no desfrute da liberdade extraída a fórceps temos quase uma trombada com o impossível, cujo resgate exigirá verdadeiros milagres. É um desafio que só conseguiremos vencer juntos, se elas quiserem.


    Fico, assim, contrariando freudianos abstratos, com a "femme inspiratrice" concreta jungiana (Jung - Obras Completas - Vol. VII/2, parágrafos 328/336). Todavia, há que se ter muita delicadeza e cuidado ao mexer com o princípio gerador universal...
    Beijos, Vanessa, e bela Páscoa a todos.

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now