sábado, 16 de outubro de 2010

Jerusa dizia que as paixões tem três fases: lírica, trágica e cómica


"Jerusa dizia que as paixões tem três fases: lírica, trágica e cómica. A lírica define-se pela lucidez e pelo encantamento.
- a chamada fase das borboletas, entende? Quando você tem borboletas voando dentro do estômago.
(...) A fase trágica, continua Jerusa, é a da concentração obsessiva no ser amado, também conhecida como período do terramoto, quer porque a cidade inteira pode cair sem darmos conta disso, quer porque a mínima decepção é um terramoto; a fase cómica seria a do desmoronamento final.
- Como uma pintura cubista. O amado se desfigura diante de nossos olhos, se transforma numa composição dissonante. E aí você não tem nem como chorar. Então o nosso riso é um uivo, enquanto rolam dentro de nós pedras de gelo.
Nas paixões brutais essas três fases podem se suceder, num atropelo, em apenas um dia.

Jerusa caída à porta de um bar na noite de Lisboa, esgotadas todas as fases.
- Porque é que estou bem mais perto de você do que você de mim?

- Como é que você pode ser tão meu, e não entender isso?

- Não se preocupe meu bem, estou seguindo as regras do AA (Apaixonados Anônimos): um dia atrás do outro. Devagarzinho".

(Os íntimos, Inês Pedrosa, Ed. Alfaguara, p. 189-190)

19 comentários:

  1. Um dia após o outro é ótimo... devagarzinho é fofo e sensual.

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem seu tempo próprio ...

    ResponderExcluir
  3. Ai, Vanessa... adorei...
    Olha a Lia, aí nas linhas... o problema é que eu não consigo sair da fase trágica....

    bjos menina
    otimo fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Nada como um dia após o outro dia, pro meu coração.

    ResponderExcluir
  5. Interessante tais fases! Hum... Será que ocorrem fixações também? Penso que. Daí os amores platônicos e tabém o vício de brincar de amar!
    Bjkss Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas foi o melhor post que li hoje!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. perfeito! adorei o AA, rs , preciso disso!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. "- Porque é que estou bem mais perto de você do que você de mim?

    - Como é que você pode ser tão meu, e não entender isso?"

    Tipo isso... *__*
    Lindo!

    ResponderExcluir
  9. interessante a leitura do amor... eu, só sei entendê-lo quando o desentendo, quando só sinto... e vou vivendo....

    gostei :)

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Perguntas..perguntas..
    Esta é a quarta fase da paixão
    As respostas??
    Ahh,ai é a quinta e última fase
    Se houver a pergunta pode estar certa
    será a última fase mesmo..
    rs

    Lindo texto flor
    Beijos e ótimo fds p você

    ResponderExcluir
  11. Simplismente A.D.O.R.O esse teu livro virtual
    ñ me canso de ler...
    rs

    ResponderExcluir
  12. Lucy Dê e encantamento? Acho que é lou-cura mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Lindão este texto. Uma pena é que meu 'um dia após o outro' só passou depois de dois anos.
    Vida. Essa coisa que brinca com a gente ^^

    ResponderExcluir
  14. Gostei disso:
    "- Não se preocupe meu bem, estou seguindo as regras do AA (Apaixonados Anônimos): um dia atrás do outro. Devagarzinho""

    ResponderExcluir
  15. "Apaixonados Anônimos"...bem que eu queria participar mas já escancarei minha paixão há tempos, tô ferrada mesmo. oO

    Beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now