segunda-feira, 23 de julho de 2012

Carta para Isabella Catarina



Estava aqui olhando as fotos da Bella de novo... Pensei agora (e penso às vezes) que a infância é uma parte muito complicada da vida. A adolescência então, é um horror!
Sabes que eu fui uma criança melancólica, né? Acho que a mãe e o pai fazem de conta que eu fui feliz na infância, e às vezes fazer de conta é a melhor forma de não sofrer...
Bem, o ponto da questão é: quero que a Bella tenha uma infância MUITO feliz. Que entenda que a gente não pode tudo, que é preciso ser bacana com quem merece, que a gente pode ser indiferente para aqueles que não merecem que a gente seja legal, que veja que o mundo é uma imensidão de possibilidades. Sei que ela é sensível, e os sensíveis não passam impunes pela vida. Não acho legal impor uma religião ou ideologia para ela, enquanto ela não entender o que é isso. O catolicismo é uma máquina opressora criadora de culpas. Que ela entenda o que é legal e o que não é, mas não pela via do "papai do céu não gosta".
Sei que ela é sua filha, não minha. Mas esse pedacinho de gente é a pessoa que eu mais amo nesse mundo, e eu me preocupo muito com ela. Desejo que a Isabella tenha uma infância transbordante de alegria, enquanto detemos algum poder sobre a vida dela, as escolhas, os caminhos. Porque o que vem depois é demasiado pesado. O mundo é cheio de farpas e arestas, e haverá um dia em que nossa Pequena terá de desbravá-lo sozinha. Ela precisa saber que as palavras tem o significado que damos para elas - punhal ou felpudo. E quando alguém disser ou fizer algo que a magoe, que ela saiba que as pessoas são falhas, incompletas, cheias de vãos. Que ela também possa lidar com seus erros e tropeços. Tentar fazer o melhor é importante, mas nem sempre é possível encontrar a perfeição.
Espero que a Bella entenda que ela é a coisa mais importante do nosso mundo (você, eu, nossos pais...), mas que não é o centro do mundo para as outras pessoas. Imprima esse e-mail e guarde dentro de um livro, para ela ler quando puder entender tudo isso.
Com amor da tia/dinda,
Vane

P.S.: na semana passada mandei essa mensagem para minha irmã, que vai guardar para minha sobrinha Isabella (que tem 4 aninhos) ler, um dia.



8 comentários:

  1. Cabem tantos significados nessas palavras...

    ResponderExcluir
  2. Tantos significados e um só significante!

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que ela vai gostar dessa mistura de preocupação com guia para a vida. E tem uma frase aí infinitamente verdadeira e triste: "os sensiveis não passam impunes pela vida". É uma pena, mas é assim. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pensei que só eu tivesse mania de escrever cartinhas aos sobrinhos petiticos... rs, rs, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      Eu escrevia para minha "Boneca" antes dela nascer. E como moramos longe, é uma forma de sentí-la mais perto. Eu adoraria que minhas tias tivessem feito isso para mim.
      Tão bom ser tia...

      Excluir
  5. Coisas mais lindas essa sua carta e o nome de rainha da sua sobrinha.

    Tenho uma sobrinha linda chamada Isadora, que faz hoje, exatamente hoje, 17 anos. Vou imprimir essa beleza e dar de presente a ela, com o devido crédito. Porque a sua carta, Vanessa, diz, com sabedoria, muito do que eu sinto e gostaria que ela soubesse.

    ResponderExcluir
  6. Num mundo onde aos poucos a sensibilidade vai sendo esmagada pelo materialismo desconcertante existem crianças com a sorte de possuir uma fada madrinha como você!

    ResponderExcluir

So if you have something to say, say it to me now